sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Meteorologistas prevêem chuvas abaixo do normal para 2013

6386 Meteorologista Gilmar Bristot apresentando previsoes
Os meteorologistas do Nordeste reunidos na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) e de instituições como o CPTEC/INPE e INMET, via áudio-conferência, divulgaram o resultado da “IV Reunião de Análise Climática para a Região Nordeste do Brasil –  2013”. Eles estão prevendo um inverno abaixo do normal para o semiárido nordestino e de normal a acima do normal para o litoral.Para o período de março a maio, utilizando uma escala percentual, os especialistas do Nordeste estimam uma tendência com categoria abaixo do normal tendo a maior probabilidade de ocorrência (40%), categoria normal (35%) e acima do normal (25%). Os meteorologistas observaram no oceano Pacífico Equatorial condições de neutralidade em termos de Temperatura da Superfície do Mar (TSM). Já no oceano Atlântico Tropical Norte e próximo à costa da África, “ressalta-se a presença de anomalias de TSM, com valores em torno de 0,5 oC”.
Mesmo com essa previsão, os meteorologistas chegaram a conclusão, após dois dias de análises, que não existem sinais evidentes se o Nordeste terá um ano de chuvas normais ou não. Os parâmetros observados, como as águas dos oceanos Pacífico e Atlântico, as Zonas de Leste e a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), não são suficientes no momento para uma conclusão.

Parelhas

Parelhas

Padre Alcivan é empossado novo pároco de São Sebastião em Parelhas

6387 Padre Alcivan com o administrador-diocesano padre Ivanoff
Os fieis da cidade de Parelhas acolheram seu novo pároco, padre Alcivan Tadeus. A solenidade de posse aconteceu na matriz de São Sebastião na noite desta quinta-feira (21), em missa celebrada pelo Administrador Diocesano, padre Ivanoff Pereira e concelebrada pelos padres da Diocese. Alcivan desenvolverá os trabalhos pastorais ao lado dos Padres Erivan Costa e José Marcos.
A minha expectativa é que eu possa corrigir todas as falhas da minha última passagem por Parelhas e dar continuidade ao trabalho pastoral desenvolvido pelo padre Emanuel, que com certeza desenvolveu um ótimo trabalho. Sobretudo, queremos cumprir a nossa missão que é evangelizar”, disse padre Alcivan Tadeus.
O Sacerdote volta a Paróquia de São Sebastião depois de três anos ausente, quando foi estudar Direito Canônico em Roma e atuou, também, por cinco meses na cidade de Cruzeta. Os trabalhos pastorais na Paróquia de São Sebastião estavam sendo conduzidos pelo padre Emanuel Medeiros, que agora assume o pastoreio em Jardim do Seridó.
“Vejo a Paróquia de São Sebastião, em Parelhas, como uma comunidade de fieis atuantes tanto no campo espiritual como social. Temos grupos, ministérios e jovens que desenvolve um ótimo trabalho. É uma população que transmite uma paz e felicidade para a comunidade. Saio feliz pelo trabalho”, concluiu padre Emanuel Medeiros.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

SERVIDORES DA SAÚDE DE PARELHAS SE REÚNEM PARA BUSCAR MEDIDAS DE COMBATE A DENGUE NO MUNICÍPIO


Os Servidores da Saúde do Município de Parelhas se reuniram na manha de hoje (21), com o Prefeito Francisco Medeiros (PT) e o Coordenador Regional de Endemias Batista para discutir a problemática da Dengue no município, e buscar medidas emergenciais para o combate ao mosquito.
O Prefeito, Professor Francisco Medeiros, em sua fala ressaltou a importância do desenvolvimento um trabalho por parte do Poder Público em parceria com a Comunidade, uma vez que este surto deve ser combatido por todos, pois é um problema que atinge todas as parcelas da população. E que o combate não é somente com medidas tomadas pelo Poder Municipal e Estadual, mas também por pequenas ações das famílias dentro de suas casas.
A dengue é uma doença grave e que se não cuidada pode matar. Alguns sintomas são: Febre alta, dor de cabeça e dor atrás dos olhos. 
Participaram da reunião, além do Prefeito Francisco Medeiros e do Coordenador Regional de Endemias Batista, Secretários Municipais, Equipes dos PSF's, Vigilância Sanitária, Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e diversas outras representações.

Governo do Estado se reúne com classe empresarial de Parelhas


Representantes da classe empresarial de Parelhas e da Associação de Ceramistas do município se reuniram na última terça-feira (19) na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) para apresentar as potencialidades e buscar apoio técnico para fomentar a economia local.

No encontro que reuniu o secretário da Sedec, Rogério Marinho, secretário de Estado do Turismo, Renato Fernandes, e o diretor do IDEMA, Jamir Fernandes, os empresários receberam as orientações iniciais para projetos de fortalecimento dos setores de cerâmica vermelha, confecções e turismo.

Para o secretário Rogério Marinho é importante a busca de apoio das classes empresariais para que o crescimento econômico integrado do Rio Grande do Norte. ”Parelhas é uma cidade referência para região Seridó e a iniciativa da classe empreendedora de buscar apoio técnico junto ao Governo do Estado é um diferencial para garantir resultados positivos para população e economia da cidade”.

Durante a reunião os empresários foram informados dos detalhes do programa RN Sustentável desenvolvido pelo Governo e que tem projetos para contemplar o setor de cerâmica vermelha – uma das principais atividades econômicas do município com mais de 30 empresas – e de procedimentos para adequação ambiental da atividade. O programa de roteiros turísticos no interior que está sendo coordenado pela Secretaria de Turismo também foi apresentado como um fator importante para impulsionar a economia do município e da região Seridó.

Novas reuniões entre a classe empresarial de Parelhas e órgãos do Governo do Estado foram agendadas para definir as ações necessárias para os projetos técnicos que fomentarão a economia local.

Participaram da reunião o assessor técnico da Sedec, Robespierre do Ó, o secretário de Turismo de Parelhas, Carlos Alberto Araújo, o empresário Jailson Silva, membros da Câmara Municipal de Parelhas e da Associação de Ceramistas de Parelhas.


Por Assessoria Sedec

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Dengue: Confira a situação da dengue no município de Parelhas


Dados contabilizados do dia (06) de Janeiro a (16) de Fevereiro de 2013.
Confira a situação de seu Bairro e de sua comunidade rural:
Bairro Maria Terceira foram notificados – 150 notificações
Bairro Boqueirão – 27 notificações
Bairro São Sebastião – 06 notificações
Bairro Ivan Bezerra – 130 notificações
Bairro Cruz do Monte – 108 notificações
Centro da cidade - 219 notificações
Bairro Dinarte Mariz – 135 notificações
COMUNIDADES RURAIS.
Sitio Jaramatáia – 04 notificações
Sitio Cidade – 05 notificações
Sitio Timbaúba – 05 notificações
Sitio Almas -  05 notificações
Povoado Barra – 05 notificações
Sitio Salgadinho – 07 notificações
Comunidade Cachoeira – 07 notificações
Povoado Joazeiro – 07 notificações
Totalizando – 820 Notificações
Marcos Silva / Núcleo de Vigilância Epidemiológica

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Acompanhado de Fátima Bezerra, Reitor do IFRN visitará terrenos para construção do Campus de Parelhas


O reitor do IFRN do Rio Grande do Norte, Belchior de Oliveira Rocha confirmou sua vinda à Parelhas na próxima segunda-feira (25) visitando três terrenos, que poderão abrigar as instalações do Campus do IFRN que será construído na cidade.
A deputada federal Fátima Bezerra (PT) que lutou em Brasília pela obra acompanhará a visita do reitor.
O prefeito Francisco Medeiros (PT) comemorou a noticia. Foi o próprio, ainda como vereador em 2001 quem iniciou a luta pela vinda do instituto para Parelhas, e agora se vê na condição de prefeito com a possibilidade de inaugurar o Campus.

Eu estou muito feliz, e faço questão de inaugurar na minha gestão esse Campus, que somente engrandecerá a educação de Parelhas e de todo o Seridó”, disse.

Marcos Dantas

Parelhense cometeu suicídio em Jardim do Seridó


O Parelhense Milton de Macedo 47 anos, ex- Cabo da Polícia Militar que residia no Bairro Comissão em Jardim do Seridó, cometeu suicídio e foi encontrado nesta Terça-Feira (19).

A vitima era funcionário publico e trabalha na Secretária de Ação Social naquela cidade.

O mesmo usou um lençol para praticar o ato extremo no interior de seu apartamento.

O corpo já apresentava sinal de mal cheiro e foi o que chamou
atenção dos vizinhos, que comunicou o fato ao proprietário do apartamento que encontrou a vitima.

O ITEP foi acionado para fazer a remoção do corpo.

Fonte e foto: Seridó 190

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Prefeitura de Parelhas discute atualização cadastral com mototaxistas

Na manha da última sexta-feira (15), representantes dos mototaxistas Legalizados de Parelhas participaram na Câmara Municipal de uma importante reunião com o secretario Municipal do Turismo, da Cultura e do Esporte Carlos Alberto Assis de Araújo.
Na reunião, o secretário discutiu junto aos mototaxis a atualização cadastral; a entrega do Alvará 2013; a importância da legalização dos mesmos e a idéia da categoria se organizar através da criação de uma Associação Municipal dos mototaxistas. Atualmente o município possui cerca de cento e doze mototaxistas, mas apenas cinqüenta deles estão totalmente legalizados.

Marcos Dantas.
Comarca de Parelhas recebe reforço para o julgamento de processos



O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Aderson Silvino, irá à Comarca de Parelhas no próximo dia 7 de março, para dar início às atividades do Programa de Atuação Jurisdicional Emergencial. Parelhas será a primeira comarca do estado a participar do programa - que objetiva a redução do acúmulo de processos em comarcas sem juiz titular - e servirá de piloto para as demais. O Programa é coordenado pelos magistrados João Afonso Pordeus, Erika Paiva e Diego Cabral.
Um grupo de preparação composto por dois juízes e dois servidores já diagnosticou os principais gargalos da comarca de Parelhas, além de ter realizado um treinamento com os servidores. O grupo constatou que, só na Justiça Comum, a comarca possui mais de 2.500 processos pendentes, sem contar os do Juizado Especial. A comarca de Parelhas já foi, inclusive, alvo de uma audiência pública em que a população requereu providências para o julgamento dos processos.


Durante a atuação do Programa de Atuação Jurisdicional Emergencial em Parelhas, quatro magistrados vão dedicar-se, no período de dois a quatro meses, a processos das áreas Cível, Família, Criminal e do Juizado Especial. Os quatro juízes designados são Carmen Calafange, Tânia Villaça, Witemburgo de Araújo e Janaína Lobo.
Em 2013, mais oito comarcas deverão participar do Programa. No 1º semestre serão contempladas as comarcas de Extremoz, São Miguel, Touros e a Vara Cível de Apodi. Já no 2º semestre, participam as comarcas de Pendências, Caraúbas, Nísia Floresta e Alexandria. Todas as comarcas que participarão do Programa não possuem juiz titular.


TJ RN

DEPOIMENTO:PM acusado de matar advogada a pauladas em motel diz que não sabe como o pedaço de pau foi parar no local do crime



Trecho do depoimento do PM Gleyson Alex Galvão à polícia (Foto: Reprodução)

O policial militar Gleyson Alex de Araújo Galvão, de 35 anos, suspeito de ter matado a pauladas a advogada Vanessa Ricarda de Medeiros, de 37, afirmou à polícia que a vítima, sua ex-namorada, teria ficado enfurecida com uma ligação que ele havia recebido e tentado agredi-lo. Em razão disso, os dois, “entraram em vias de fato e, durante essa contenda caíram ambos, não lembrando o que ocorreu depois disso”. As palavras ditas pelo PM estão no depoimento que ele prestou à polícia após ser preso em flagrante. O G1 teve acesso exclusivo ao documento. A advogada foi encontrada morta na madrugada da última quinta-feira (14) em um motel na cidade de Santo Antônio, a 70 quilômetros de Natal. O PM continua preso.


Ainda segundo o depoimento, Gleyson afirma ter passado boa parte do dia anterior à morte da advogada bebendo com ela e que, a briga, teria sido iniciada porque ele havia se recusado a revelar o nome da pessoa que havia ligado para o celular dele. Também consta no relato do PM que ele “não sabe como aquele pedaço de madeira foi aparecer no interior daquele quarto”, acrescentando “que só depois da prisão começou a entender onde se encontrava, mas que os policiais de serviço não deixaram mais que ele entrasse no quarto”.
Corpo de advogada foi enterrado nesta sexta (Foto: Anderson Barbosa/G1)

A família de Vanessa Ricarda não acredita que ela tenha ido se encontrar com o suspeito para beber. Genilson Dantas, cunhado da advogada, afirma que ela era evangélica e não consumia bebidas alcoólicas. Ele também disse que acredita que Vanessa tenha ido se encontrar com o policial militar sob ameaça. “Ele sempre dizia que iria matá-la e que também mataria pessoas da família”, disse Genilson.


O cunhado revelou ainda que, sempre que Vanessa não atendia os telefonemas do ex-namorado, ele procurava uma forma de pressioná-la. “Algumas vezes ele foi à casa dos pais dela e exigiu para eles telefonassem pra ela avisando que ele estava lá”, revelou. Genilson contou também que Vanessa já havia dito que Gleyson iria planejar a morte dela.

“Acredito que foi tudo arquitetado por ele”, afirmou Genilson, acrescentando que “a família tem certeza de que o PM a coagiu a ir até a fazenda onde ele estava e depois a levou a força para o motel”. Ainda segundo o cunhado, o PM tinha uma arma, mas não a usou. “Justamente para despistar o planejamento do crime”, afirmou. Genilson afirmou que acredita que Gleyson Alex matou Vanessa Ricarda a pauladas para insinuar que o crime teria ocorrido durante uma discussão, sem premeditação. “Mas ele planejou, sim”, pontuou.

A família de Vanessa Ricarda de Medeiros disse que vai à delegacia de Santo Antônio ainda nesta segunda-feira (18) para ter mais informações sobre o caso e para recolher os pertences da vítima.Gleyson Alex de Araújo Galvão está preso no quartel da PM em Nova Cruz, onde permanece à disposição da Justiça.
G1

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Corpo de advogada seridoense, morta por PM em motel, é enterrado em Parelhas, sob forte revolta e comoção


Familiares e amigos acompanharam o enterro (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Familiares e amigos acompanharam o enterro da advogada Vanessa Ricarda (Foto: Anderson Barbosa/G1)
O corpo da advogada Vanessa Ricarda de Medeiros, de 37 anos, foi enterrado às 10h30 na comunidade de Santo Antônio da Cobra, distrito a 18 quilômetros de Parelhas, região Seridó do Rio Grande do Norte. A advogada foi encontrada morta em um motel da cidade de Santo Antônio, a 77 quilômetros Natal. O ex-namorado dela, o policial militar Gleyson Alex Galvão, é suspeito de tê-la matado a pauladas.
Segundo o delegado Everaldo Fonseca, que investiga o homicídio, o soldado da PM confessou o crime em depoimento prestado nesta quinta-feira (14). Contudo, o advogado de defesa nega a confissão do cliente. Gleyson manteve relacionamento com Vanessa por aproximadamente três anos, e há dois meses ela rompeu o namoro, informou a família.
Mãe de Vanessa, Raimunda Medeiros, chora abraçada com a outra filha (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Mãe de Vanessa, Raimunda Medeiros, é consolada
pela outra filha (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Os parentes de Vanessa estão muito abalados e inconformados com a forma brutal como a advogada foi morta. Segundo Raimunda de Medeiro, mãe da vítima, Gleyson fazia ameaças constantes, inclusive, foi até Santo Antônio da Cobra, onde a família mora, para pressionar a ex-namorada por telefone."Ele veio aqui e ligou para Vanessa. Disse que estava aqui com a gente. Acho que para ameaçar, para que ela pensasse que ele poderia fazer algo com a gente, caso ela não falasse com ele", disse a mãe.Ao G1, Raimunda contou que falou com a filha na quarta (13), véspera do dia em que foi morta, e ela disse que estava bem. "Ela não reclamou de nada. Disse que estava tudo bem, e não falou nada sobre o ex-namorado", lembrou.
MAIS FOTOS DO VELÓRIO
O adeus a Vanessa - foto JCN
Família de Vanessa inconformada com a morte brutal da advogada
foto - JCN

Emparn prevê chuvas para os próximos dias no Rio Grande do Norte



Mudanças climáticas registradas pelos meteorologistas da Emparn podem ser sinal de que vem chuva por aí no Rio Grande do Norte. Segundo Gilmar Bristot, as águas do oceano Atlântico Sul esquentaram mais que as do Atlântico Norte e essa é uma condição favorável para chuva. Segundo a Emparn, ontem foram registradas precipitações no Vale do Açu, Mossoró e Seridó.

Entre às 7h do dia 08 e às 7h de 14 de fevereiro foi registrada chuva em 18 postos. As maiores precipitações foram em Vera Cruz (Emater), onde choveu 13,5mm e Nova Cruz com 12 mm. Em Natal choveu apenas 0,7mm. A previsão da Emparn é céu parcialmente Nublado com pancadas de chuvas para os próximos dias.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Para alegria dos Parelheses, acabou de chover na cidade de Parelhas



Advogada Parelhense é morta pelo próprio companheiro em motel de Santo Antônio do Salto da Onça/RN


A advogada seridoense Vanessa Ricarda de Medeiros,36 anos, natural de Parelhas, foi morta por espancamento pelo próprio companheiro, um policial militar de nome  Gladson Alex de Araújo Galvão, natural de Serrinha, na madrugada dessa quinta-feira (14), em um quarto do Cactus Motel na cidade de Santo Antonio do Salto da Onça. Segundo informações, Vanessa estava acompanhada do policial, que era seu companheiro  e, em um dado momento, funcionários do motel ouviram gritos e pedidos de socorro. Eles então ligaram para a polícia, que chegou ao local em encontrou a advogada ja desmaiada e com hematomas pelo corpo. O Samu foi acionado, mas a vítima não resistiu aos ferimentos e faleceu. Em contato com a PM de Santo Antonio do Salto da Onça, V&C Artigos e Notícias apurou que Vanessa foi morta a pauladas e que o PM foi encontrado com um short sujo de sangue.

INVESTIGAÇÕES
Diante do crime de homicídio consumado, os próprios colegas do soldado Galvão deram voz de prisão e o levaram para a delegacia de Santo Antônio do Salto da Onça. De acordo com informações repassadas ao Portal BO, por agentes da Polícia Civil daquela cidade, o soldado encontra-se detido na unidade.O delegado Everaldo Lopes está em diligências ouvindo outras testemunhas para só então realizar o procedimento de flagrante delito contra o policial militar.Informações ainda dão conta de que dentro do quarto onde Vanessa foi morta teria uma terceira pessoa de nome Pedro Jorge, que encontra-se foragido.Ainda segundo o Portal BO, o soldado declarou que ele e Vanessa estavam em processo de separação e, por isso, tiveram a discussão no motel, resultando na agressão e na morte da mulher.
OAB DE CAICÓ ACOMPANHARÁ O CASO
Em nota, a OAB/CAICÓ, lamentou a morte da advogada Vanessa Ricarda de Medeiros, OAB/RN 9.875, que era cadastrada naquela subseção, e afirmou que irá acompanhar o caso de perto e adotar as medidas necessárias para o esclarecimento dos fatos e a punição dos responsáveis.