quinta-feira, 27 de março de 2014

PREFEITURA DE PARELHAS E CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES SE REÚNE PARA DISCUTIR AÇÕES NO COMBATE À DENGUE

Discutir a realização de ações de Combate a Dengue, criando um plano de atividades onde as secretarias municipais em parceria trabalharão a fim de minimizar o grande índice de infestação no município de Parelhas. Este foi o objetivo da reunião que aconteceu nesta Quarta-feira (27), na Câmara Municipal de Vereadores, através do Pedido de Previdência Nº 018/2014 da Vereadora Maria da Guia Dantas Araújo (Presidente da Câmara), e que contou com a presença de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, representante da IV URSAP, os secretários Tarcísio da Costa Clementino (Saúde), Carlos Alberto Assis de Araújo (Turismo, Cultura e Esporte), Ivanilson Pereira de Araújo (Agricultura, Meio Ambiente e Pesca), Ildelita Roque (Educação) e Francisco Medeiros de Azevedo (Obras e Serviços Públicos) e o vereador Frank Kleber.
O município de Parelhas realizou no dia 28 de Fevereiro manifestação em comemoração ao Dia Municipal de Combate ao Mosquito da Dengue e vem intensificando através dos Agentes de Endemias esse combate junto às escolas, bairros e comunidades rurais do município. Desta reunião, novas propostas de ações emergenciais no combate a Dengue foram discutidas e apresentadas para serem iniciadas em tempo ágil, contribuindo assim para a diminuição dos efeitos da dengue em nosso município, contando com a parceria da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal de Vereadores, Sociedade Cívil, Escolas Municipais, Estaduais e Particulares, Igrejas e Associações e demais setores interessados no assunto.

quarta-feira, 26 de março de 2014

DIVISA SEGURA: Policial de Parelhas cria grupo no Whatsapp para troca de informações entre PMs da PB e do RN

Uma idéia simples que está sendo muito bem aceita por policiais da Paraíba e Rio Grande do Norte. Um policial Militar pertencente ao GRUPO TÁTICO OPERACIONAL (GTO) de Parelhas- RN percebendo a dificuldade da troca de informações entre as polícias dos dois Estados teve a idéia de criar o grupo no Whatsaap que foi denominado PMRN/PMPB DIVISA SEGURA.

O sucesso foi tanto que em pouco tempo o número de participantes chegou ao limite máximo e foi preciso criar o divisa segura 2, que também já esta próximo de atingir o limite máximo de membros. Já existe a previsão de criação do divisa segura 3 e quem sabe até o 4.

O sd Feitosa idealizador dos grupos disse que a troca de informações entre as duas corporações será muito facilitada. Ele cita como exemplo se um veículo for roubado na Paraíba, imediatamente o representante da cidade onde ocorreu o crime lança os dados do veículo no grupo e todas as cidades de fronteira ficam sabendo em tempo Real.

O grupo ainda permite a troca de informações e fotografias de foragidos da justiça e suspeitos de crimes. A vantagem é que a informação chega em tempo Real e pra todos de uma só vez. Para participar do grupo o policial precisa ser indicado por alguém que já participe do grupo, isso é pra garantir que só policiais tenham acesso às informações.

O policial que desejar participar precisa ter um celular que permita instalar o aplicativo watts App e pedir a um policial que o indique para que o moderador possa adiciona-lo. Todas as cidades que fazem divisa entre os dois Estados na região Seridó/ sertão e Oeste/sertão tem representantes no grupo.

Fonte: Sertaonamidia.com.br

terça-feira, 25 de março de 2014

Parelhas: Réu acusado de matar jovem e tentar matar a ex-esposa é condenado a 24 anos de reclusão

A comarca de Parelhas, sediou a primeira reunião do Júri Popular deste ano de 2014, ontem segunda-feira, (24). O réu Lair Daniel de Souza, foi julgado e condenado pela prática de crime de homicídio qualificado, na sua fôrma tentada, e homicídio duplamente qualificado, na sua fôrma consumada. A pena aplicada foi de 24 anos de reclusão em regime fechado.
No dia 12 de junho de 2011, por volta das 3 horas da madrugada, na Rua João Caetano, Bairro Cruz do Monte em Parelhas/RN, ele, com disparos de arma de fogo, sem possibilitar qualquer chance de defesa às vítimas e por motivo fútil e torpe, matou, Marcondes Carlos da Silva e tentou matar sua ex-esposa, Maria Soneide da Silva, a qual não faleceu porque foi socorrida.
O Marcondes, tentava defender a tia Maria Soneide, das investidas violentas do réu.
Os depoimentos e as provas contidas nos autos, inicialmente dão conta do cometimento do crime por ciúmes fundado no inconformismo com o término de uma relação conjugal, associado ao fato de ter surpreendido as vítimas com a ação a ponto de impossibilitar a sua defesa, vez que a vítima Soaneide foi atingida quando tentava se esconder no interior de sua casa para fugir da ação agressiva do ex-marido, ao passo que a vítima Marcondes foi atingida pelas costas, conforme Laudo Pericial.
Estiveram atuando na acusação, a Promotora Ana Jovina e o advogado Anesiano Ramos. O advogado de defesa do réu foi, Raonny Araújo de Azevedo. A sessão do Júri foi presidida pela juíza Janaína Lobo da Silva Maia.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Estudo diz que parelhas apresenta Alta incidência de crack
Foi divulgado recentemente pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) um estudo que identificou a presença do crack em 127 dos 167 municípios potiguares pesquisados. Segundo a CNM, 28 cidades norteriograndenses mostram nível considerado alto ligados a droga. Entre os principais municípios do estado nesta situação estão Mossoró, Santa Cruz, São José do Mipibú, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Ceará-Mirim.
A pesquisa ainda traz que 57 municípios figuram com nível médio, entre eles, Baraúna, Assu, Areia Branca, Caicó, Currais Novos e Parnamirim. O estudo mostra que 42 municípios aparecem com índice baixo de problemas relacionados à circulação da droga. De acordo com a pesquisa da CNM, 42 cidades não responderam à pesquisa, entre elas Carnaubais. Interessante na pesquisa é que a capital do estado Natal não figura em nenhum dos três níveis disponibilizados. Porém, vários municípios que compõem a região metropolitana têm algum risco com a droga.
A seguir os três níveis apresentados pelo pela pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com as respectivas cidades.
Nível Alto
 Mossoró – Venha Ver – Riacho de Santana – Caraúbas – Triunfo Potiguar – Tibau – Jardim de Piranhas – Ipanguaçú – Alto do Rodrigues – Parelhas – Jardim do Seridó – Cruzeta – Carnaúbas dos Dantas – Guamaré – São Tomé – Santa Cruz – Caiçara do Norte – Serra Caiada – Bom Jesus – São Pedro – Poço Branco – Lagoa de Pedra – Pedro Velho – Goianinha – São José do Mipibú – São Gonçalo do Amarante – Ceará-Mirim – Macaíba -
Nível Médio
Marcelino Vieira – Alexandria – Francisco Dantas – Frutuoso Gomes – Lucrécia – Umarizal – PortoAlegre – Apodi – Governador Dix-Sept Rosado – Baraúna – Areia Branca – Serra do Mel – Assú – Upanema – Campo Grande – Janduís – Messias Targino – Jucurutu – Caicó – São João do Sabugi – Ouro Branco – Equador – Santana do Seridó – Currais Novos – Cerro Corá – Angicos – Itajá – Antônio Bezerra – Lajes – Santa Cruz – Galinhos – Parazinho – João Câmara – São Paulo do Potengi – Tangará – Monte das Gameleiras – Lagoa D’anta – Santo Antônio – Serrinha – Monte Alegre – Vera Cruz – Touros – São Miguel do Gostoso – Maxaranguape – Parnamirim – Nísia Floresta – Tibau do Sul – Baía Formosa – Canguaretama – Brejinho – Lagoa Salgada – Lajes Pintada – Itajá – Espírito Santo
Nível Baixo
Coronel João Pessoa – Paraná – Tenente Ananias – Doutor Severiano – São Miguel – Rafael Fernandes – Alexandria – Martins – Porto do Mangue – São Fernando – Florânia – Currais Novos – Fernando Pedroza – Codó – Jandaíra – Pureza – Pedra Grande – Taipu – Maxaranguape – Jardim de Angicos – Bento Fernandes – Ielmo Marinho – Barcelona – Japi – Sítio Novo – Boa Saúde – Riachuelo.
De Fato

Prefeito de Parelhas sanciona lei que beneficia o Empreendedor Individual



Na última sexta-feira (21), o prefeito de Parelhas Francisco Medeiros, sancionou a Lei Municipal Nº 2326/2014, regulamentando o tratamento Jurídico diferenciado, simplificado e favorecido ao Empreendedor Individual (EI), à Microempresa (ME) e à Empresa de Pequeno Porte (EPP), de que trata a Lei Complementar Nº 123, de 14 de dezembro de 2006, e a Lei Federal Nº 11.598, de 03 de Dezembro de 2007.
O secretário do Turismo, da Cultura e do Esporte Carlos Alberto Assis de Araújo esteve presente no ato da assinatura, uma vez que a Sala do Empreendedor, que tem se tornado referencia no Seridó, faz parte das ações da Secretaria do Turismo, da Cultura e do Esporte e tem atendido cada vez mais a um público diversificado, e contribuído para o crescimento econômico do município.

terça-feira, 18 de março de 2014

Assalto a clínica odontológica termina em tiroteio e bandido morto

Alex, suposto líder do bando que fugiu
Um assalto na noite de ontem, segunda-feira, na cidade de Parelhas-RN teve um desfecho violento. As informações colhidas são de que quatro marginais fortemente armados assaltaram a clínica odontológica de um profissional de nome doutor Danilo e na fuga deram de cara com a polícia. O tiroteio foi intenso. Um dos marginais morreu, outro ficou ferido, e os demais escaparam em um Corsa de cor verde. Um deles é um homem identificado apenas como Alex. Ele seria o líder do bando e foi reconhecido durante o assalto.
Segundo informações, quatro indivíduos tomaram de assalto um veículo modelo Corsa Classic em frente a uma clinica dentária localizada na Rua Comendador José Gomes em Parelhas. No momento da ação a Polícia Militar chegou ao local, onde um dos indivíduos fugiu no veículo Corsa e os outros três tentaram fugir em outro veículo modelo Corola que estava estacionado em frente a clínica. Quando os acusados perceberam que não seria possível fugir no Corola, empreenderam fuga a pé pulando vários muros.
Felipe Alves da Silva
A Polícia Militar cercou o local, onde houve uma intensa troca de tiros e dois indivíduos foram atingidos, e em seguida foram conduzidos para a unidade Hospitalar Parelhense. Ainda segundo informações, o primeiro a dar entrada no Hospital Parelhense foi Felipe Alves da Silva, de 29 anos, natural de Campina Grande na Paraíba. O mesmo foi atingindo por cerca de dez disparos de arma de fogo todos de raspão, que atingiram pernas, tórax, costas, braços e coxa. Após receber atendimento médico no hospital de Parelhas, o mesmo foi encaminhado para a capital do estado.
O segundo a dar entrada na unidade hospitalar foi um cidadão identificado como (pinguim), nome revelado pelo próprio Felipe Alves. Pinguim foi atingindo por vários disparos e deu entrada no hospital de Parelhas sem vida. Um terceiro suspeito foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil  para averiguações. Ainda segundo relatos o alvo dos assaltantes seria a Clinica Dentária, só que a Polícia chegou rápido e evitou a ação.
Pinguim que faleceu
A intensa movimentação policial mobilizou todo o efetivo da Polícia Militar de Parelhas, como também policiais das cidades de Santana do Seridó, Equador, Carnaúba dos Dantas, Jardim do Seridó, Policiais Civis de Parelhas e outros policiais da região.
Fonte: Blog do Marcos Silva.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Professores da Rede Municipal de Parelhas e Caicó realizarão parada de três dias


Sindicatos de Servidores Municipais tem se programado para aderir a Greve nacional da educação. Em Parelhas, por exemplo, a parada acontecera nos dias 17,18 e 19 deste mês. Na segunda (17), as 07:30 os funcionários saíram em passeata da sede do Sindserppa até a avenida Mauro Medeiros, em frente a prefeitura, onde na oportunidade será realizado um ato publico por uma educação de qualidade. Os agentes de saúde e endemias também participarão do ato.
Em Caicó, durante os mesmos três dias os professores da rede municipal paralisarão suas atividades. De acordo com o SindServ, o reajuste do piso salarial nacional do magistério é uma das principais bandeiras de lutas da categoria nesta Greve Nacional, muitos municípios e estados ainda não cumpre a Lei da forma como deve ser observada. Neste momento, a Câmara dos Deputados está com a pauta do PL 3776 que visa diminuir a base de cálculo do reajuste anual do piso salarial, uma das conquistas da categoria nos últimos anos.

terça-feira, 11 de março de 2014

Se Antônio Petronilo não viabilizar candidatura, Francisco de Parelhas poderá ser a opção


PMDB e PT são fortes aliados em Parelhas
PMDB e PT são fortes aliados em Parelhas
Parelhas quer ter e vai lutar por uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições deste ano. A preferência continua sendo a candidatura do ex-prefeito e suplente de deputado, Antonio Petronilo (PMDB). Se ele não conseguir viabilizar seu projeto, a segunda opção mais viável será o nome do atual prefeito Francisco Medeiros (PT), que passaria a ser também a prioridade do PT estadual para a assembleia, com a candidatura de Fátima Bezerra ao Senado, e a de Mineiro a Câmara dos Deputados.
Como bom aliado e sem pressa para avançar a fila, Francisco sabe, e entende que a preferência pelo nome de Petronilo é o consenso dentro do seu grupo político.