terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Caern inicia execução de obra para elevar para 95% índice de esgotamento sanitário em Parelhas


Ampliar os sistemas de água e de esgotamento sanitário de Parelhas, município a 238 quilômetros de Natal, é uma meta da Companhia de Águas do Rio Grande do Norte (Caern), atualmente em andamento na cidade.  Iniciada em novembro, a ampliação do sistema de esgotamento sanitário representa um investimento de R$ 8,1 milhão, com recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com serviços a cargo da empresa Canteiro Construções Ltda. A previsão para a conclusão dos trabalhos é novembro de 2013. De imediato, serão atendidas 12.642 pessoas na área urbana, segundo informações da Gerência de Obras da Companhia.

A intervenção da Caern na área de esgotamento sanitário vai elevar a cobertura em redes de esgotos dos atuais 77% para 95%. Durante a obra, será feitas 1.181 ligações de imóveis à tubulações de esgotos, que chegarão a 35 quilômetros de dutos. A Caern irá instalar uma Estação de Tratamento de Esgotos com três lagoas de tratamento, três estações elevatórias para bombeamento de esgoto, em um sistema que alcançará, por exemplo, 99,99% de eficiência na remoção de coliformes fecais. A estrutura foi dimensionada para atender a uma população de até 21.596 habitantes, ou seja, a obra irá acompanhar o crescimento urbano pelos próximos anos.

Com recursos próprios, a empresa estadual de saneamento irá investir partir de janeiro, na ampliação do sistema de abastecimento de água de Parelhas, intervenção de engenharia que deverá estar concluída em março de 2013. O serviço vai beneficiar 130 famílias com a instalação de 1,5 quilômetro de rede de distribuição, com tubos de 150mm e 300mm de diâmetro e construções de um booster (conjunto motobomba que lança água de uma parte mais baixa para área elevada), reservatório elevado com capacidade para 50 mil litros de água e ainda, a substituição de 2 quilômetros de rede de cimento amianto por dutos feitos em PVC.
 

Caern

Nenhum comentário:

Postar um comentário