“Não queremos ver nosso povo sendo abastecido por carro-pipa”, diz prefeito ao defender fechamento de comportas
“Eu sou um dos que defendem que está mais do que na hora da Secretaria de Recursos Hídricos tomar uma posição no sentido de fechar a comporta. Sei que isso trás alguns prejuízos para alguns agricultores que vivem a jusante da barragem e que utilizam essa agua para irrigação. Mas por outro lado nós temos que ter uma preocupação muito intensa com a questão do abastecimento humano. Parelhas não enfrenta ainda problema com abastecimento, principalmente na Zona Urbana, mas estamos assistindo o sacrifício das cidades que estão sendo abastecidas por carros-pipas, e nós não queremos isso em Parelhas”, destacou o prefeito.
Francisco Medeiros - Pelo senso comum e o que temos conversado com a população eu acredito que a maioria esmagadora é a favor do fechamento das comportas. Depende do Governo do Estado porque a gestão da Barragem é feita pela Semarh.E como ficaria a situação dos agricultores que dependem dessa água no leito do rio?
Aí é um problema para os agricultores que vivem após as comportas se utilizam dessa água para a questão da irrigação, mas eu acredito que pelo fato da comporta estar aberta até hoje, tem água suficiente no subsolo por algum tempo para a questão de perfuração de poços e eu acredito que isso possa minimizar os efeitos do fechamento da comporta para esses agricultores.
O grande número de carros-pipas que retiram água do Boqueirao preocupa a população?
A população parelhense é sempre muito preocupada porque já vivemos momentos muito difíceis no passado com relação a abastecimento d’água, e toda cidade se preocupa com isto. Não há nada tão difícil e preocupante pra uma população viver numa cidade que não tem água para seu consumo, o que não é ainda a nossa situação, graças a Deus. Temos buscado junto a Secretaria de Recursos Hídricos que seja dadas alternativas, para que nós não possamos viver o que algumas cidades estão vivendo no que diz respeito a abastecimento d’água.
Marcos Dantas
Nenhum comentário:
Postar um comentário